quinta-feira, 2 de julho de 2009


"O imperialismo, utilizando os grandes monopólios cinematográficos, suas agências telegráficas, suas revistas, livros e jornais reacionários, recorre às mentiras mais sutis para semear o divisionismo e inculcar entre as pessoas mais ignorantes o medo e a superstição com relação às idéias revolucionárias, que só aos interesses dos poderosos e dos exploradores e a seus privilégios seculares podem e devem assustar.
O divisionismo, resultado de todo tipo de preconceitos, idéias falsas e mentiras; o sectarismo, o dogmatismo, a falta de amplitude para analisar o papel que cabe a cada camada social, a seus partidos, organizações e dirigentes, dificulta a unidade de ação imprescindível entre as forças democráticas e progressistas de nossos povos. São vícios de crescimento, doença da infância do movimento revolucionário que devem ficar para trás. Na luta antiimperialista e antifeudal é possível articular a imensa maioria do povo em função de metas de libertação que unam o esforço da classe operária, os camponeses, os trabalhadores intelectuais, a pequena burguesia e as camadas mais progressistas da burguesia nacional. Esses setores compreendem a imensa maioria da população e aglutinam grandes forças sociais capazes de varrer o domínio imperialista e a reação feudal. Nesse amplo movimento podem e devem lutar juntos pelo bem de suas nações, pelo bem de seus povos, e pelo bem da América, desde o velho militante marxista até o católico sincero que não tenha nada a ver com os monopólios ianques e os senhores feudais da terra.
Esse movimento poderia arrastar consigo os elementos progressistas das forças armadas, humilhadas também pelas missões militares ianques, a traição das oligarquias feudais aos interesses nacionais e a imolação da soberania nacional aos ditames de Washington."


Discurso de Fidel Castro no Chile, 2 de dezembro de 1971.

2 comentários:

Daniel disse...

Tenho uma admiração muito grande por esse cara, e por tudo o que fez pelo se país na década de 60, fim da década de 50, em diante, mas ainda acho que ele impõe uma ditadura a seu país, mesmo que faça outras diversas coisas a favor do seu país tb.

Preciso saber mais sobre Cuba. Não sei pq mas gosto muito deles e adoraria conhecer.

Juliana disse...

Entonces, vamos iniciar por las canciones cubanas!! Conheço um lugar massa pra combinarmos com a galerinha, ok???
Eu ligo assim que der...rs.
Besos