quarta-feira, 17 de dezembro de 2008


O PRIMEIRO E O ÚLTIMO BEIJO

Depois de uma conversa com um amigo meu no começo dessa semana, onde o mesmo me contava que perdeu alguém que amava por imaturidade, por falta de atenção, me fez refletir sobre algumas coisas da minha vida e da vida das pessoas, pelo menos até onde vejo ou me contam, e resolvi escrever esse texto que talvez seja de pouca ajuda, porque acho que as pessoas que amam cuidam, salvo, poucos casos, como esse do meu infeliz amigo.

Ele me contava que a perdeu por não saber que num relacionamento tinha que ceder. Dizia que achava que sendo do jeito que era seria o suficiente, e ela tentava avisar-lhe, mas era tudo em vão, pois achava que ela queria lhe mudar. Quando na verdade ela não queria, ela apenas sabia que num relacionamento, ela e ele, teriam que ceder para serem felizes. (Por coincidência, a advogada pra quem eu trabalho de segunda e quinta estava me dizendo a mesma coisa hoje mesmo pela manhã).

Eu rebatia os comentários do meu amigo dizendo que achava que ela estava certa, pois na vida sempre se ganha e se perde um pouco, nunca se ganha tudo, e nunca se perde tudo. Num relacionamento é igual. Você, enquanto é solteiro, ganha de um lado mas perde de outro, pois é livre pra ficar com quem quiser a hora que quiser, não tem que dar satisfação a ninguém, mas em compensação não tem o amor de alguém, só sexo, não tem carinho, pois "ficantes" não lhes dão carinho. Logo, depende muito do momento que você esteja vivendo. Mas nem sempre alguém aparece na nossa vida quando estamos preparados. Isso pode acontecer. E o que fazer nessas horas? Conversar! Dialogar! Ambos cederem! Crescerem juntos! Somar, e não complementarem-se, pois ambos já nasceram inteiros.

Ele continuava e meus pensamentos se perdiam dentro da minha cabeça enquanto eu pensava na minha vida, e em todos meus relacionamentos, eu não estava sendo egoísta, até porque ele já havia perdido, nada do que eu lhe dissese iria trazer de volta sua amada, pois ela se encheu e foi atrás de alguém que lhe desse atenção. Então fiquei pensando e pensando. Os acontecimentos foram passando por mim e eu cheguei a conclusão que apesar de algumas vezes eu ter sofrido por terem me machucado, pelo menos eu nunca fiz ninguém sofrer por ter traído, e sempre me doei como ninguém nos meus relacionamentos, pois acredito que só devo namorar se gostar demais de alguém, por isso namorei poucas vezes, mas todas essas vezes foram intensas, já que me joguei de cabeça, sem medo de me machucar, arrisquei, perdoei, fui feliz e fui triste, mas vivi, mas sorri, e guardo na lembrança todos esses momentos que passei e que ainda passo.

Por isso recomendo aquela frase bem tola aos nossos olhos e ouvidos, porque não gostamos de assumir quando amamos, mas é totalmente verdadeira: "Cuide bem do seu amor". Ou como a letra daquela canção que o Caetano gravou do Peninha poucos anos atrás, que não assumimos que é linda, mas é. (Quando a gente ama claro que a gente cuida/Onde está você agora?). Pode parecer brega, mas é verdadeiro, e se pensar, brega é o amor. Cuide do seu jardim. Cuide do seu animal de estimação. Cuide dos seus avós. Cuide dos seus pais. Cuide do seu trabalho. Cuide dos seus bens materias. Cuide dos seus amigos. E por fim, mas sempre, e em primeiro lugar, cuide do seu amor, porque é do amor que nasce o fruto da vida. Só o amor faz esse milagre. A vida nasce do amor.

Já disse hoje o quanto o(a) ama?


DANIEL BEDOTTI SERRA

Nenhum comentário: