domingo, 21 de dezembro de 2008


O FIM DA ABSTINÊNCIA (PELO MENOS POR UNS TEMPOS)

É impressionante o impacto de uma música ou de um álbum novo de uma banda na nossa vida. Pelo menos naqueles que gostam de música, de rock. E eu gosto! Como gosto!

Definitivamente, a última grande época da música internacional foi na primeira metade da década de 90. Desse período para trás tudo é muito bom, desde Elvis e Chuck Berry até Nirvana, Guns e Smashing Pumpkins. Após 1995 o que temos de bom? É claro que temos alguma coisa boa mas não com o mesmo impacto que bandas como Beatles, Stones, Led, Black Sabbath, Guns, Queen, Metallica, Oasis e outras.

Há tempos, quando me perguntam qual a melhor banda da atualidade eu respondo que é o Red Hot Chili Peppers, porque é outra banda antiga muito boa que ainda está na ativa até hoje. É uma pena chegar a essa conclusão, não desmerecendo o Red Hot, mas sim, pelo fato de não ter bandas novas boas. Não há coisa melhor do que ouvir uma música boa, com impacto, e quando digo impacto, quero dizer aquela música que muda toda sua vida. E somente as bandas antigas tem isso ainda.

Ontem ganhei do meu irmão o novo àlbum do Guns, o tão esperado Chinese Democracy, e gostei. É óbvio que ele não é igual aos àlbuns da época dos membros originais do GNR, mas ainda temos o "frontman" Axl Rose na banda, que talvez tenha sido o melhor "frontman" de uma banda na história do Rock até aqui, no mínimo está entre os dez melhores, e quem viu ao vivo, como eu, sabe disso, ou melhor, tem certeza disso.

O àlbum tem grandes momentos, como nas músicas Chinese Democracy, Better, Street of Dreams, There Was a Time, Catcher in the Rye, I.R.S., Madagascar e This I Love, essa última talvez a mais bonita que já ouvi nos últimos tempos, linda mesmo, bem que meu primo me avisou (O solo é destaque).

Enfim, quero dizer com essa postagem que estava carente de música boa, como eu tinha com meus 14 anos quando bandas como Alice in Chains, Nirvana, Black Crowes, Red Hot, Guns, Metallica, Soul Asylum, R.E.M., Pearl Jam e diversas outras tocavam ao mesmo tempo na rádio, aliás, esse foi um período próspero das rádios que existiam, só ouvia-se coisa boa, tínhamos mais informação (musical) do que temos hoje na internet.

O álbum novo do Guns jamais me trará de volta a esses tempos, mas foi uma novidade boa, como há alguns anos eu não tinha. Gostei! Mas ainda torço para que os GUNNERS originais voltem com essa mesma banda. Será muito melhor. E a música será salva mais uma vez. Enquanto isso quem salvará o Rock and Roll?

http://www.youtube.com/watch?v=ju-fQwEOT3Y

DANIEL BEDOTTI SERRA

Nenhum comentário: